quarta-feira, 19 de março de 2008

O Peregrino - John Bunyan


O Peregrino



Qual será o motivo deste livro escrito há mais de 300 anos ainda hoje ser um dos mais lidos em todo o mundo? Por que será que ele é considerado na Inglaterra uma leitura indispensável para todos os ingleses? Por que este livro é o mais traduzido para outras línguas depois da bíblia? Só essas perguntas já deixariam qualquer um curioso para saber o que há de tão precioso neste livro e eu asseguro que ele é uma das maiores obras primas da literatura cristã.

O Peregrino é uma obra de ficção, escrita por John Bunyan quando este estava preso. O autor narra a história de “Cristão” e sua caminhada desde a saída de sua casa até a cidade celestial. Nessa caminhada ele passa por inúmeros lugares como o “Pântano da Desconfiança”, a “Feira das Vaidades” e o sombrio “Vale da Sombra da Morte”, também conhece pessoas que estão indo no mesmo caminho e outros que desistiram de prosseguir até o fim e estão voltando para as suas velhas vidas, entre estas pessoas estão a “Vigilância”, o “Adulação” e o “Mente Fraca”, o livro termina com a chegada de “Cristão” ao seu objetivo.

A resposta de todas as questões que coloquei a cima é simples, o livro, com todos os seus simbolismos, não é nada mais nada menos que a ilustração da vida de todo cristão até o lugar em que ele almeja chegar. Nos identificamos tanto com as experiências vividas por “Cristão” simplesmente porque cada um de nós vivemos o que ele viveu e ao vermos em “Cristão” um ótimo exemplo de perseverança criamos força para então em meio aos desafios prosseguir a caminhada até a cidade celestial.

Uma boa leitura amado “Cristão”.

Nenhum comentário: